Identificando as rimas
Essa atividade é indicada para o 1º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a identificação das rimas.
Rimas são os sons finais das palavras, além de ser divertido auxilia os estudantes a compreenderem que as palavras são formadas por fonemas e estes podem ser iguais em algumas palavras. O papel do professor é levar o aluno a compreender que tais fonemas são representados por grafemas, ou seja, letras.
Sugiro que após o encontro das rimas, o estudante escreva em seu caderno as palavras que rimam da atividade, seja de forma coletiva, ou em duplas produtivas. O professor também pode escrever uma das palavras do par de rimas e pedir que os alunos tentem escrever o outro, chamando a atenção deles para o som das sílabas.
Resposta da atividade: BOLA-COLA, COMPUTADOR-VENTILADOR, CHUPETA-BORBOLETA, BONECA-PETECA, LEÃO-PÃO, GATO-RATO, FUTEBOL-SOL, BOLO-LOBO.
HABILIDADES:
EF01LP07- Identificar fonemas e sua representação por letras.
EF01LP08- Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
EF01LP13- Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
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